
Existem três tipos de pneus que você pode utilizar na sua empilhadeira, dependendo principalmente do tipo de superfície que as máquinas trabalham e modelo destes equipamentos.
Os pneumáticos são aqueles que possuem câmara de ar e são indicados para superfícies com irregularidades e regulares também. No entanto, se na sua carga houverem materiais cortantes eles são desaconselháveis pois furam.
Em seguida estão os superelásticos, que tem o mesmo formato e medidas do pneumático e montam nas mesmas rodas. São peças que, apesar de caras, apresentam um baixo desgaste e são facilmente trocados de uma máquina para outra. Também são indicados para terrenos regulares. A vantagem é que possuem mais estabilidade e eliminam o inconveniente de furar, causando assim, menores custos com as manutenções.
Por último, estão os cushion ou maciços. Neste tipo de pneu é feito uma vulcanização na roda, que tende, por sua vez, ser de alto diâmetro e uma fina camada de borracha. Ele costuma limitar o uso da empilhadeira, já que necessita de superfícies regulares, por isto, geralmente são utilizados em empilhadeiras elétricas. Como a altura fica reduzida, os riscos de encalhar aumentam. Já considerando o desgaste, são uma alternativa interessante.