
O mercado de operador de empilhadeiras é amplo, e atinge diversos setores do mercado. Mas muitas são as dúvidas de como se tornar um bom profissional. Por isso, reunimos aqui algumas dicas que irão lhe ajudar.
Primeiramente, para se tornar um operador de empilhadeiras, precisa ter conhecimento técnico, entre outras habilidades específicas. Por isso, é importante ser curioso e querer sempre saber mais sobre as máquinas. Estudar sobre a aparelhagem com a qual trabalhará, suas potencialidades, regulagem, velocidade, carga, adequação de materiais, tudo isso é importante para se tornar um bom operador de empilhadeiras. Assim, você zelará pela sua segurança e saberá os limites da máquina que estará operando, fazendo com que ela tenha uma vida útil mais longa.
É preciso ter em mente que o operador estará, muitas vezes, manejando um equipamento de grande porte, com mercadorias pesadas, em sua maioria. Por isso, seguir as regras e utilizar o EPIs (equipamentos de proteção individual) é algo obrigatório para um bom operador de empilhadeiras. A segurança e cuidado do profissional são levadas em grande consideração, pois o seu trabalho pode causar riscos a sua saúde e a de terceiros. Por isso, é necessário estar sempre atento e com seu equipamento de segurança.
Além disso, os pré-requisitos para ser um operador de empilhadeiras, é ter no mínimo 18 anos, possuir CNH com habilitação na categoria B, e ter o certificado do curso de operador de máquinas. O grau de escolaridade não é exigido na maioria das vagas.
O curso de operador é facilmente encontrado em instituições técnicas, com duração geralmente de 50 horas, variando entre aulas práticas e teóricas.
Agora que você já sabe de todas as dicas e se possui todos esses requisitos e qualidades, já está preparado para exercer essa profissão e ser um excelente operador de empilhadeiras! Boa sorte.