Você sabia?
Acidentes no trabalho são frequentes, e por isso deve haver uma prevenção tanto por parte da empresa quanto do funcionário. Você pode conferir as 20 principais causas de afastamento por acidentes no trabalho em 2017, aqui. Só nesse mesmo ano, de acordo com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), houveram 196.754 afastamentos de trabalho, por mais de 15 dias, devido a algum problema ocasionado pelo trabalho. Isso é equivalente a 539 afastamentos por dia. Esse número é muito elevado, mas segundo o Ministério do Trabalho, ele pode ser ainda maior. Isso porque muitos funcionários não preenchem o CAT adequadamente, mesmo sendo uma obrigação legal.
Em nosso meio de máquinas e equipamentos, além da possibilidade de afastamento por doença, também há o risco de quedas ou torções. Esse número não é tão elevado, como mostra a pesquisa de 2017, já que representam apenas 10,6% do total. Porém, a diretora do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho, Eva Pires, relata que “a prevenção desse tipo de acidente está muito bem definida, especialmente após a entrada em vigora da NR-35, que trata do trabalho em altura. É preciso que todos saibam e se envolvam na prevenção das quedas”. A NR-35 é a Norma Regulamentadora para trabalhos em altura, e está disponível aqui.
O que a empresa deve fazer
Após ter em vista os perigos dos acidentes de trabalho, falaremos agora como evita-los. Primeiramente, se você está representando a empresa, além de ficar sempre à disposição caso o funcionário queira retirar alguma dúvida de trabalho, é importante que haja treinamentos e fiscalização dos trabalhadores. Também, ofereça sempre máquinas e equipamentos de qualidade e que tenham segurança. Como por exemplo, a Selecionadora de Pedidos que em conjunto com um treinamento, se mostra uma máquina segura para uso.
O que o funcionário deve fazer
Mas se você é um funcionário, siga as nossas dicas. É importante que, antes de tudo, você tenha sempre atenção. Não tente fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo, e nem tirar o seu foco daquilo que é sua tarefa principal. Pelo contrário, ao chegar no trabalho, limpe e organize o seu local, para que assim você economize tempo e não se machuque caso haja algum objeto perigoso ao seu redor.
Outro ponto importante é você não insistir em algo que lhe ofereça grande risco. Se está percebendo que será difícil fazer alguma tarefa, ou se essa atividade é muito perigosa, chame alguém que seja mais experiente para lhe ajudar. Mas nunca se exponha ao risco, principalmente sozinho. Chamar um colega de trabalho também é importante, pois assim, ambos se protegem e previnem que algum dos dois se acidente. E caso haja algum incidente, que fuja da normalidade do trabalho, comunique ao seu superior. Assim outros colegas ficarão em alerta ao realizarem alguma tarefa que corra o risco de passar pela mesma situação.
E por último, mas de extrema importância, utilize os EPI’s referente a cada máquina. Sempre que necessário, você deve usar equipamentos de proteção. Sempre! Os EPI’s são materiais obrigatoriamente disponibilizados pela empresa, então use-os. Mesmo que sejam desconfortáveis ou incômodos, são indispensáveis para zelar pela sua integridade e vida.
Seguindo essas dicas, tenho certeza que o local de trabalho será muito mais seguro. Além de ainda manter sempre uma boa relação entre os colegas de trabalho.