
A estratégia 5S é uma das ferramentas do pensamento Lean, que busca criar uma cultura de disciplina ao mesmo tempo em que identifica problemas e abre espaço para soluções. Entre os seus principais benefícios estão a produtividade, motivação, ambiente e a melhoria contínua na destinação dos materiais.
O método utiliza como base cinco palavras de origem japonesa: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Cada uma indica uma fase do 5S e um passo diferente a ser dado para encontrar essa melhoria de vida e ambiente tanto profissional quanto pessoal.
Como aplicar
- Seiri- o senso da utilização
Este é o momento de avaliar a necessidade, uso e importância dos objetos e materiais do ambiente de trabalho. A ideia é manter apenas aquilo que, de fato, é útil.
- Seiton- o senso da organização
Um ambiente organizado é primordial, por isto, este é o segundo passo do 5S: colocar tudo aquilo que é necessário em locais pré-determinados.
- Seiso- o senso da limpeza
Após reorganizar as prioridades e encontrar novos locais para a distribuição daquilo que é útil, é hora de limpar. É um ótimo momento para estabelecer um novo padrão de limpeza.
- Seiketsu- o senso de padronização
Na reta final, é hora de tornar esta cultura comum entre os funcionários, além de novos valores e normas de comportamento para que o espaço seja agradável a todos.
5.Shitsuke- o senso de disciplina
No último passo do 5S é sobre implantar programas que funcionam como um método pedagógico, um momento de atenção e sugestão para todos.
Após a conclusão, a ideia é monitorar e manter a disciplina para que os novos princípios se mantenham e também que o 5S seja aplicado continuamente.