Para a escolha do melhor equipamento para a sua empresa é fundamental uma consultoria logística, que estudará o piso da sua empresa, local de trabalho, altura e corredores de armazenagem, peso da carga e análise do tipo de carga.
Por exemplo, para movimentação em corredores de 90º:
– Pode-se utilizar uma empilhadeira semi-elétrica, com um corredor de 2,4 metros;
– Para uma máquina retrátil, poderá ser um corredor de 2,8m;
– Em corredores de 3,37m, a melhor máquina seria uma empilhadeira elétrica contrabalançada;
– Já uma máquina a combustão de 2,5 toneladas, precisaria de corredores de 4,2m.
Piso
Com relação ao piso, as empilhadeiras que mais precisam ter um piso perfeito são as empilhadeiras semi-elétricas retrátil, os outros modelos têm uma exigência menor quanto a qualidade e perfeição do piso que o equipamento irá operar.
Corredores
O tamanho mínimo dos corredores para uma empilhadeira trabalhar com segurança é de 2,4 metros, podendo ter corredores bem maiores para facilitar a movimentação do equipamento e das cargas com mais agilidade. Em casos de espaços menores as paleteiras ou empilhadeiras manuais são as melhores indicações, pois seu manuseio consegue ser eficaz em espaços menores.
Elevação da carga
As empilhadeiras conseguem elevar uma carga a partir de 4 metros e elevar até 12 metros de altura, dependendo das configurações de cada equipamento. Há alguns modelos diferenciados que podem chegar a elevar até 16 metros, são as empilhadeiras trilaterais.
Mas vale lembrar que estas medidas poderão aumentar ou diminuir, dependendo da configuração da carga (peso e dimensões), desta forma, tenha sempre consultores qualificados para indicar o equipamento ideal para a sua empresa.