Você sabia que fazendo a separação de lixo de maneira ideal, você pode ajudar a sua empresa, a economia do país e o meio ambiente?
A separação de lixo para empresas é um assunto muito delicado e importante atualmente. Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico, feita pelo IBGE, há cerca de 180 mil toneladas de resíduos sólidos recolhidos diariamente no Brasil. Todo esse resíduo tem origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. E eles, na sua grande maioria, possuem alto potencial de reaproveitamento para matéria prima e/ou produção para fonte de energia. Porém, segundo o MMA (Ministério do Meio Ambiente), mais da metade desses resíduos são jogados fora, sem qualquer tratamento. Isso causa mais de 8 bilhões de reais em prejuízo aos cofres públicos. Felizmente Chapecó faz parte das 18% de cidades brasileiras que possuem coleta de lixo seletiva. Você pode ver os bairros, dias e horários da coleta, aqui.
E para os lixos eletrônicos, o cuidado deve ser ainda maior, pois muitos deles possuem substâncias prejudiciais para o meio ambiente. Para isso, em Chapecó existe a RECChapecó, uma empresa especializada para esse tipo de reciclagem de lixo. Você precisa apenas cadastrar quais lixos eletrônicos você necessita descartar, e eles agendam um horário para o recolhimento. Simples assim. Na Nimaq, nós pensamos em facilitar para nossos funcionários. Por isso pedimos para que eles tragam o lixo eletrônico das suas casas, e assim levamos esses produtos para o seu destino correto.
Porém, antes mesmo de colocar os resíduos no lixo, siga algumas dicas que a Nimaq separou para você. Por exemplo, no primeiro momento, ao fazer a compra da matéria prima, prefira aquelas que com embalagens simplificadas. Mas caso essa embalagem seja mais complexa, desmonte-a e separe suas partes recicláveis para a coleta do lixo. E logo abaixo, iremos aconselhar como deve ser feita a separação do lixo da sua empresa, separadamente, de forma correta:
Papel
A produção do papel é uma das mais prejudiciais ao meio ambiente. Isso porque, além de precisar cortar árvores para fazer o produto, ainda são necessários 100 mil litros de água e 5mil KW de energia para fazer 1 tonelada de papel. Toda aquela embalagem que for de papel, papelão, papel laminado, jornal, revista, e outros, pode ser reciclado. Mas para isso, é preciso que a embalagem esteja limpa, seca e não amassada. Ao fazer essa reciclagem, você poupará 98% de água e 50% da energia para produzir 1 tonelada de papel, segundo fonte do Ministério do Meio Ambiente.
Mas lembre-se, não são recicláveis: papel celofane, papel plastificado, papel parafinado, papel carbono, papel de fax, fotografias, papel toalha, guardanapo e papéis sanitários.
Vidros
É extremamente importante reciclar o vidro, já que sua vida útil é infinita e rentável. Ou seja, 1kg de vidro antigo, pode se tornar 1kg de vidro novo, sem adição de quaisquer outras substâncias. Os vidros usados cotidianamente são os mais fáceis de se reciclar. Aqueles que não se reciclam são: lâmpadas, cristais, espelhos, vidros temperados, louça, cerâmica, porcelana, óculos, pirex e vidros especiais (exemplo: vidros de micro-ondas). Porém, todos esses vidros não recicláveis podem ser reutilizados, seja na forma que estão, ou para novas funções.
Metais
Metais são uma ótima fonte de energia. Com, por exemplo, uma lata de alumínio, é possível deixar uma televisão ligada por três horas consecutivas. Imagine então o que toneladas de metais podem gerar e economizar a energia. Por isso, recicle todos os enlatados, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, cobre e alumínio que estiver sem utilidade em sua empresa. Apenas evite colocar para reciclagem clipes, grampos, esponjas de aço, latas de verniz e latas de produtos tóxicos. Estes artigos não são recicláveis.
Plástico
O plástico é o produto final que mais prejudica o meio ambiente. Isso porque a sua vida útil, assim como o vidro, é eterna. Porém, o plástico, por ser um produto de produção extremamente barata, acaba sendo feito em uma escala extremamente maior que os outros produtos (exceto o papel), como apresenta o MMA. Muito se fala sobre o conceito do plástico atualmente, e inclusive a ONU fez de 2018 o ano da luta contra o descaso que se tornou esse produto. Por isso, qualquer tipo de plástico deve ser reciclado, exceto adesivos, acrílico e cabos de panelas. O restante está liberado.
Outros Produtos Não Recicláveis
É comum encontrar nas empresas: lâmpadas fluorescentes, cartuchos e toners, pilhas e baterias, eletrônicos velhos/quebrados, papel-carbono, etiqueta adesiva, papel de fax, papéis plastificados, fita crepe, fita adesiva, isolante, clipes, grampos e tachinhas, filtro de cigarros, rolhas, papéis sujos, copos de papel e tomadas. Mas é muito importante não colocar nenhum desses produtos para reciclagem, até porque algum deles são prejudiciais à saúde caso reciclados indevidamente.
Toda essa seleção do lixo faz com que os resíduos de materiais plásticos, de vidro, papel e metal ainda serão reintegrados no ciclo industrial. Todas essas boas práticas ambientais geram para a empresa que à adota: economia de matéria prima, água e energia; diminuição da poluição; liberação de espaço nos aterros sanitários; cumprimento das leis ambientais; além de demonstrar aos clientes um conceito de empresa “sustentável”. Isso mostra que sua empresa está preocupada com o meio ambiente, fazendo-a se diferenciar dos concorrentes. Ao seguir essas dicas, sua empresa estará incentivando o desenvolvimento sustentável, otimizando os seus recursos, reduzindo o desperdício, e agindo com boas práticas ambientais. Faça a sua empresa crescer e ter uma boa imagem no mercado. Seja desde a sua produção, venda, comunicação, até a finalização dos resíduos. Faça a sua empresa adotar um negócio consciente! A Nimaq está preocupada em fazer a sua parte, e você?